o que é ‘vinos sin protocolo’

vinos-sin-protocolo

que és ‘vinos sin protocolo’

what ‘vinos sin protocolo’ is all about


Eu gosto de pensar que “Vinos sin protocolo” é um movimento de subversão ao mundo enológico.

Quando eu comecei a trabalhar na DAf, uma agência de publicidade especializada na indústria vitivinícola, eu me senti muito ignorante. Era tudo tão alheio ao mundo que eu vivia. Eu nem gostava de vinho! 

O tempo foi passando, eu fui aprendendo e me divertindo. Uns meses depois comecei a trabalhar na vinícola Cono Sur e o aprendizado deu uma acelerada. Algumas capacitações internas, degustações e feiras depois, percebi que eu realmente gostava do assunto. Mas que eu estava limitada ao que a Cono Sur tinha a oferecer. Então procurei cursos! Fiz o WSET Nível 2 e 3 e amei. Foi muito desafiante e muito gratificante ao mesmo tempo. Mas, muito sério.

Toda vez que eu me reunia com pessoas que não trabalhavam da indústria – consumidores ou amantes de vinho – eu percebia que eles sentiam o mesmo que eu: medo. Medo de parecer ignorante; medo de dizer que gosta de um vinho que todo mundo odeia. Medo de dizer que odeia o vinho que todo mundo gosta. Medo de se expressar e errar. 

Aliás, medo que eu ainda sinto! Sinto medo toda vez que estou conversando com enólogos, sommeliers ou até colegas de trabalho. Mas a verdade é que não existe certo ou errado. É claro que como profissionais da indústria nossos filtros e critérios para avaliar um vinho são outros, mas eu acredito que esses valores não deveriam ser transmitidos aos consumidores. Explico. 

Os consumidores não deveriam ser reféns dos produtores! Os consumidores não deveriam ser reféns das medalhas que os críticos dão aos vinhos, dos comentários dos enólogos, das recomendações de sommeliers e jornalistas. Os consumidores não deveriam sentir medo de escolher um vinho sozinhos. E nós erramos ao fazer eles se sentirem assim. 

A verdade é que não existe vinho bom ou ruim. Tem vinho que a gente gosta e vinho que a gente não gosta. Assim de simples. Às vezes a gente gosta de um vinho ruim, assim como gostamos de um filme ruim. O roteiro tá mal escrito, tem erro de continuação, mas a gente gosta mesmo assim. Não tem ser humano que é todo errado e que ainda assim pai e mãe defende? É a mesma coisa! Às vezes até provamos uma obra-prima mas não rola química. 

Bom, muito texto para chegar a um ponto muito fácil. “Vinos sin protocolo” é um convite a enfrentar o seu medo ao vinho. Não deixa de beber vinho, por medo. A melhor forma de aprender é bebendo. Bebe, meu filho! Bebe, minha filha! Gasta muito, gasta pouco, mas bebe! E sabe essas avaliações que eu escrevo? Ignora! Sou eu treinando minha redação, minha cata, é meu escape criativo, minha desculpa para beber vinho. Abre a garrafa e tira suas próprias conclusões. Divirta-se. Não julgue a você mesmo. Desfruta. 

Ah! Bebe, mas bebe com moderação, tá bom?

Se inscreve no newsletter para receber o conteúdo saindo do forno!

O que você vai encontrar por aqui?

Análises de alguns rótulos para você saber o que esperar de um vinho, curiosidades e histórias sobre as variedades de uva, entrevistas, algumas reflexões pessoais que escapam um pouco do tema, fotografías e muitos experimentos. 

Esse projeto nasceu como um escape criativo. Quando eu terminei o WSET 3, pensei “E agora? O que eu faço com isso?” Eu não sabia como capitalizar minha formação. Bom, na verdade eu ainda não sei. Mas sei que por um lado eu aprendi sobre vinho; por outro lado tenho anos e anos de carreira em publicidade e criação de conteúdo. No entanto, eu nunca tive liberdade de fazer o que eu quero, sem dar satisfação. Chegou a hora! Eu vou criar conteúdo sobre vinhos, sem me preocupar com nada! Sem taças de cristais, sem decantadores, sem harmonizações gourmet. Deixando de lado todo essas coisas que fazem o vinho parecer tão inacessível e chato! Vamos ver no que vai dar. 

Published by Clarissa Toledo

Brasileña redisente en Chile- Publicista con 14 años de experiencia, 7 años en comunciación digital - WSET 3 en Vinos - Web Manager de Viña Cono Sur

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

Create your website with WordPress.com
Get started
%d bloggers like this: