Uma uva de verão


A summer grape

Una uva veraniega


O vinho degustado é o Negra San Francisco 2019 da Viña Maturana. A variedade San Francisco nunca tinha aparecido no meu radar, até que eu vi essa garrafa no Tandem Wine. Procurando mais informação eu entendi porque.

San Francisco é uma variedade muito antiga com registros de 1646, segundo o historiador Alvaro Trello. No entanto, foi em 2017 que José Ignacio Maturana deu entrada no SAG solicitando a inclusão da variedade na lista de uvas que podem ser utilizadas para a produção de vinhos. Apesar de ser uma uva histórica, só agora começaremos a conhecer os seus vinhos, tendo uma oportunidade única de ver como ela irá evoluir.

Como o enólogo José Ignacio Maturana “descobriu” a casta? 

Bom, ¨descobrir¨ não é a palavra mais adequada. As videiras de San Francisco chamaram a atenção do enólogo enquanto ele explorava o Valle Loncomilla, subregião do Valle del Maule. Uma variedad até então desconhecida por ele – e por nós – mas não pelos produtores locais. A curiosidade de Maturana levou à vinificação da uva. O resultado? Veremos a seguir.

Viña Maturana

É uma vinícola familiar, fundada em 2010 pelos irmãos José Ignacio e Sebastián Maturana. Em apenas 10 anos, cresceram a produção de 3.000 a 40.000 garrafas. Seu portfólio de vinhos, as variedades que trabalham e a sua consciência empresarial refletem os valores de uma nova geração, muito diferente dos tradicionais nomes da indústria. Sua filosofía é mais parecida aos “viñateros independientes” (produtores independentes).

Sua missão, de acordo com o site, inclui o resgate de uvas patrimoniais e o comércio justo, trabalhando lado a lado com famílias produtoras, pagando um preço mais justo pelo kg de uva comprado. Seu discuro é coerente com os produtos que oferecem e com a história do vinho Negra.

Negra San Francisco 2019

Vamos ao vinho: Suquinho de frutas vermelhas é a melhor forma de descrever esse vinho. Não me leve a mal, tem a sua ocasião de consumo: um dia de sol, ao lado da piscina, escutando samba.

É um vinho vermelho rubí, pálido, com uma boa intensidade aromática, muito morango, cerejas, framboesas, frutas bem frescas. Tem poco corpo, baixo em taninos, acidez alta e alcoól médio.

Já existem muitos vinhos de piscina: vinho branco, espumantes, rosé, Pinot Noir, mas esse chegou para brigar por um lugarzinho. Uma nova opção para os amantes de vinhos leves e perigosos, aqueles que a gente toma fácil, fácil. Pode ser tomado frio, entre 14 ou 16°C. Não precisa acompanhá-lo com comida, mas se quiser, opte por umas verdurinhas grelhadas ou pratos com sabores delicados.

Para mim é um “Considera”. Um vinho simples, bom, leve. E ainda que o preço faz a gente duvidar um pouco, é uma oportunidade única de provar algo novo.

Se quiser saber mais sobre a variedade San Francisco, leia esse artigo super completo da WIP.

Suscríbete

Processing…
u00a1Listo! Ya estu00e1s suscrito

Published by Clarissa Toledo

Brasileña redisente en Chile- Publicista con 14 años de experiencia, 7 años en comunciación digital - WSET 3 en Vinos - Web Manager de Viña Cono Sur

2 thoughts on “Uma uva de verão

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

Create your website with WordPress.com
Get started
%d bloggers like this: