Brincando com vinho parte II: Degustando Sauvignon Blanc


Playing with wine part II: tasting Sauvignon Blanc

Jugando con vino parte II: La cata del Sauvignon Blanc


Talvez você já tenha lido “Brincando com vinho parte I: como fazer uma degustação em casa” se não, recomendo que o leia antes de continuar com esse texto. Lá eu coloco o passo a passo de como organizar uma degustação em casa. 

Bom, dito isso, minha sugestão é que a sua primeira degustação seja com a variedade Sauvignon Blanc. Por quê? Primeiro porque é um vinho branco e já eliminamos a pressão de ter que analisar os taninos (lembre-se que só os vinhos tintos tem taninos). É uma variedade aromática com aromas e sabores fáceis de reconhecer. Dizemos que uma variedade é aromática quando tem um “nariz pronunciado”, cujos aromas são intensos. 

O Sauvignon Blanc também tem uma acidez alta, então é um excelente vinho para que entender o que é a acidez. E para finalizar, o Chile tem muito vinho bom e barato dessa variedade, assim você não precisa gastar muito. 

Aqui deixo uma lista de três vinhos Sauvignon Blanc que você usar na sua primeira degustação, também coloquei seus valores e fichas técnicas. Escolhi todos da La Vinoteca para facilitar a compra. Leia até o final e tenha em mãos o Checklist de degustação.

🍷 Santa Ema Select Terroir Reserva Sauvignon Blanc
$2.990 clp
Ficha técnica aqui.
Link de compra aqui.
👉 Procure aromas de pêras e maçãs.

🍷 J. Bouchon Reserva Sauvignon Blanc
$5.290 clp
Ficha técnica aqui.
Link de compra aqui.
👉 Aromas de toranja.

🍷 Cono Sur Reserva Especial Sauvignon Blanc
$6.290 clp
Ficha técnica aqui.
Link de compra aqui.
👉 Aromas de ají verde e grama.

Características do Sauvignon Blanc

Geralmente os vinhos da variedade Sauvignon Blanc são límpidos, com cor amarelo com tons verdes, nariz pronunciado com aromas a frutas cítricas, limão, limão siciliano, toranja, à vezes encontramos aromas a grama cortada (pra não dizer mato), ají verde, ervas, pêra, maçã, flores brancas e até frutas tropicais. Tudo depende de onde vem o vinho. 

Costumam ser vinhos secos, com sabores iguais aos aromas, corpo ligeiro e acidez alta. É a sua acidez que faz do Sauvignon Blanc o vinho ideal para um ceviche, porque ele compete mano-a-mano com a acidez do limão. É também a sua acidez alta que faz você salivar. Presta muita atenção! A acidez é uma das coisas mais difíceis de detectar num vinho, mas se você começa sua degustação com um Sauvignon Blanc você vai entender bem o que é um vinho de acidez alta e usar essa sensação como referência para degustações futuras. 

Bom… Espero que você decida fazer a sua própria degustação  em casa e que esse texto seja útil. Se você realmente decidir degustar esses vinhos, me convida. Eu sempre tenho tempo para beber! Até logo! 

Suscríbete

Processing…
u00a1Listo! Ya estu00e1s suscrito

Published by Clarissa Toledo

Brasileña redisente en Chile- Publicista con 14 años de experiencia, 7 años en comunciación digital - WSET 3 en Vinos - Web Manager de Viña Cono Sur

2 thoughts on “Brincando com vinho parte II: Degustando Sauvignon Blanc

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

Create your website with WordPress.com
Get started
%d bloggers like this: